Disponível em: <http://desenvolvimento.abccmm.org.br>. Acesso em 20 maio. 2015
O padrão da raça Mangalarga Marchador caracteriza a marcha como sendo um andamento natural, simétrico, a quatro tempos, com apoios alternados dos bípedes laterais e diagonais, intercalados por momentos de tríplice apoio, as reações são suaves, com pouco deslocamento vertical do centro de gravidade (Nascimento, 1999).
Procópio (2005) afirmou que existem grandes variações neste complexo andamento. Essas variações podem ser simplificadas com a definição da marcha picada, em que os membros se movimentam predominantemente com os bípedes laterais, aproximando-se, em seus extremos, do andadura. A marcha batida, por outro lado, apresenta predomínio dos deslocamentos dos bípedes em diagonal, aproximando-se do trote. Ao utilizar análise cinemática, Procópio (2005) constatou que a marcha picada se caracteriza por passadas de maior frequência e menor comprimento e que as proporções de apoios tri pedais e laterais são superiores em relação à marcha batida.
O andamento marchado é aquele no qual o animal se mantém em permanente contato com o solo, simétrico, regular, a quatro tempos (em um ciclo completo, as batidas dos cascos no solo são distintas, gerando quatro sons também distintos), com apoio alternado dos bípedes laterais e diagonais, sempre intercalados por momentos de tríplice apoio. Na marcha clássica, o animal deve promover oito apoios diferentes, conforme esquema acima.