O cavalo doméstico é resultante de intensa seleção artificial, sendo que muitas raças atuais se desenvolveram em curto período, com intensa utilização de acasalamentos endogâmicos (acasalamentos entre parentes próximos), o que acarretou a fixação de genes desejáveis e indesejáveis. Esse esquema genético de endogamia intensa resultou em alteração da fertilidade da população, diminuição do vigor e incremento das doenças causadas por genes (unidade biológica da hereditariedade) recessivos deletérios (LAGE, 2006).
Diante deste quadro, percebe-se o desenvolvimento de algumas anomalias genéticas comuns às duas raças equinas. O criptorquidismo advém da retenção dos testículos no anel inguinal (criptorquidismo abdominal) ou em área externa a este (criptorquidismo inguinal), sendo mais frequente em suínos e equinos. A retenção testicular, principalmente a inguinal, pode ocorrer de forma permanente ou temporária. É indicada a remoção cirúrgica dos testículos abdominais e escrotais (SMITH, 1994). Tratamentos à base de hormônios, realizados na tentativa de se induzir a descida dos testículos, não produzem nos equinos os mesmos resultados obtidos na criptorquidia do homem (THOMASSIAN, 2005).
Procedimento Cirúrgico Criptorquidismo
Disponível em: < http://desenvolvimento.abccmm.org.br>. Acesso em: 22 maio. 2015
Outra anomalia recorrente é a polidactilia pode ser definida como a duplicação parcial ou completa de um dígito, sendo mais frequente nos membros anteriores. A localização do dígito supranumerário é usualmente medial e normalmente acompanha outros defeitos de desenvolvimento. Várias raças estão envolvidas e o defeito é atribuído a um gene dominante com penetrância incompleta, entretanto ainda não há confirmação da forma de transmissão gênica.
Polidactilia
Disponível em: < http://desenvolvimento.abccmm.org.br>. Acesso em: 22 maio. 2015